O gari Eliomar de Souza Ramos, de 29 anos, conhece bem a dor de perder alguém querido para a Covid-19. Nos últimos três meses, ele viu o avô e o tio morrerem por causa da doença. Nesta quinta-feira (25), Eliomar e cerca de 100 profissionais que atuam na limpeza pública de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Um sopro de esperança para aqueles que exercessem um trabalho tão importante para a cidade.
“Devido à correria do trabalho e sobre as perdas que eu já tive, é muito importante [ receber a vacina]. A gente precisa estar atento e se precavendo. Se higienizar, manter o distanciamento e continuar se fortalecendo “, afirma Eliomar.
Petrolina é um dos primeiros municípios do Brasil a vacinar profissionais da limpeza pública. A primeira dose aplicada nos garis é da Coronavac, produzia pelo Instituto Butantan. A aplicação da segunda dose está prevista par daqui a 21 dias.
Segundo a prefeitura, a decisão de incluir os profissionais de limpeza na prioridade de imunização levou em consideração a essencialidade da profissão, que não pode ter as atividades interrompidas por aspectos ambientais e sanitários. Além disso, esses trabalhadores têm um nível de exposição de risco mais alto, segundo a Secretaria de Saúde.
Por se tratar de um pequeno grupo, os garis foram vacinados antes de outras categorias, como professores e policiais. A vacinação foi feita com o excedente de dose que vem em cada ampola. O Plano Nacional de Imunização (PNI) dá autonomia para que os municípios façam adaptações nos grupos de vacinação. A diretora de atenção básica de Petrolina, Lorena Andrade, explicou que a inclusão desses profissionais não atrapalha o plano de imunização para os grupos prioritários.
“O município está administrando todas as doses com muita responsabilidade no público-alvo, que são os idosos e profissionais de saúde, sem nenhum tipo de perda. Então, por conta disso, a gente conseguiu incluir um outro grupo, extremamente essencial, que são os profissionais da limpeza pública”.
Lorena destacou a importância dos profissionais para o combate ao vírus. “Justamente para que a gente garanta realmente a higienização dos domicílios, que a gente consiga retirar todo esse lixo do domicílio”, diz.
Para o gari Alan Claesio, a inclusão da categoria no plano de imunização traz mais segurança. “A gente se sente honrado, porque nem todos os trabalhadores de Petrolina têm essa oportunidade que a gente está tendo”.
“A gente fica muito feliz, graças a Deus. A gente está podendo fazer o nosso serviço na rua mais tranquilo, ao saber que chegar em casa não está botando nossas famílias em risco”, comemora Alan.
Fonte: G1
Veja mais em https://www.instagram.com/portalsg/?hl=pt-br