O município de Petrolina marcou presença no 4º Ciclo de Formação do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), edição 2025-2028, realizado nesta semana em Talhada, no Sertão de Pernambuco . A formação reuniu articuladores e mobilizadores de 46 cidades pernambucanas para discutir a equidade étnico-racial nas políticas públicas da assistência social para meninas e meninos quilombolas, negros e indígenas.
A temática é uma abordagem transversal desta edição do Selo Unicef e envolve as Secretarias de Saúde; Educação, Cultura e Esporte e a Assistência Social e Combate à Fome. A proposta desta edição foi oferecer capacitação técnica e o fortalecimento de estratégias voltadas às equipes de assistência social para que possam identificar e enfrentar situações de racismo e de violação de direitos, e assim garantir que crianças, adolescentes e suas famílias tenham acesso aos serviços e as políticas públicas sem interferência ou violação em razão da pele ou da crença ou cor, por exemplo.
O encontro também foi marcado pela entrega do “Protocolo de Combate ao Racismo de Petrolina” à equipe do Selo Unicef. O documento é uma política pública inédita, criada em 2025 pelo município, que reforça ações antirracistas na educação da rede municipal.
De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Petrolina, Ladjane Alencar, através das políticas públicas já existentes no município e com a formação, é possível qualificar o planejamento de atuação, execução e o acompanhamento das ações municipais de forma assertiva. “Esse encontro aprofunda nossso conhecimento sobre estratégias para o enfrentamento ao racismo, e também na construção de políticas a públicas cada vez mais inclusivas para nossas meninas e meninos” , destaca.
Fonte: Nayra Lima – assesssora de comunicação do Transform Petrolina
Foto: Ascom/ Reprodução Asserte
