Nesta semana, Lula (PT) afirmou pela primeira vez que irá concorrer à presidência em 2022. Em entrevista à revista francesa Paris-Match, publicada na quarta, 19 de maio, o ex-presidente comentou sobre a candidatura. As informações são da coluna de Lauro Jardim no O Globo.
O título da entrevista publicada pela Paris-Match é “Eu serei candidato contra Bolsonaro“. Além de fazer essa afirmação, durante a matéria, Lula comentou sobre o próprio mandato e as relações que criou com outros países:
Se estou na melhor posição para ganhar as eleições presidenciais e gozo de boa saúde, sim, não hesitarei [em concorrer às eleições]. Acho que fui um bom presidente. Criei laços fortes com Europa, América do Sul, África, Estados Unidos, China, Rússia… Sob meu mandato, o Brasil tornou-se um importante ator no cenário mundial,” afirmou.
Atualmente, segundo pesquisa do Datafolha, Lula teria vantagem no primeiro turno das eleições (44%). O levantamento também indicou que, em um possível segundo turno, o ex-presidente ganharia de Bolsonaro (sem partido) de 55% contra 33% do atual chefe de Estado.
O ex-presidente recuperou direitos políticos em março de 2021, quando o Supremo Tribunal Federal anulou quatro julgamentos contra ele em Curitiba. Como resultado, as sentenças acumuladas de 26 anos por condenações por corrupção foram anuladas.
Saiba mais em https://www.instagram.com/portalsg/?hl=pt-br