A Prefeitura de Petrolina realizou, nesta quinta-feira (10), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, reunindo cerca de 100 participantes no auditório da Faculdade Maurício de Nassau. O evento contou com a presença de representantes dos usuários do SUS, trabalhadores de diversos segmentos, autônomos, gestores e profissionais da saúde em um espaço democrático de escuta e construção coletiva.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a Conferência teve o objetivo de discutir e elaborar propostas para aprimorar os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e das políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores. A programação contou com a palestra ministrada pelo gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário da UNIVASF (HU/UNIVASF), o médico Aristóteles Homero dos Santos Cardona Júnior, que abordou os desafios contemporâneos da saúde do trabalhador.
Na segunda parte do evento, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir três eixos temáticos centrais. O 1º eixo tratou sobre “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” e discutiu sobre ações voltadas à promoção, prevenção, vigilância e assistência à saúde, considerando os riscos dos ambientes e processos de trabalho. O 2º eixo, “As novas relações de trabalho da saúde do trabalhador e da trabalhadora”, debateu os impactos das mudanças nas formas de contratação e organização do trabalho, como a intensificação das jornadas, o adoecimento mental e os riscos associados ao trabalho informal e por aplicativos. Já no 3º eixo, “Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social”, os participantes elaboraram propostas para ampliar o acesso à informação e à educação em saúde do trabalhador, além de levantar propostas que garantam a inclusão de novos perfis de trabalhadores nos espaços de debate e decisão.
Ao final das discussões, foram sistematizadas cerca de 30 propostas, seis foram aprovadas e serão levadas para etapa macrorregional, marcada para os dias 12 e 13 de maio, também na cidade de Petrolina. A Conferência reforça o compromisso do município com a promoção da saúde como um direito fundamental e com o fortalecimento da participação social na construção de políticas públicas eficazes e inclusivas.
__
FONTE: Débora Sousa- Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde
Fotos: Ayrton Latapiat