O Programa Meu Bairro Empreendedor, iniciativa da Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE Petrolina), encerrou 2025 com resultados concretos no fortalecimento da economia local. A proposta do programa é repassar recursos diretamente às associações comunitárias para a realização de feiras de empreendedorismo nos bairros, estimulando a geração de renda e valorizando pequenos produtores. A última edição do ano foi realizada neste último final de semana, no Núcleo 9 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho.

Ao longo de 2025, foram firmados 10 novos termos de parceria com associações comunitárias e realizadas 20 feiras, promovidas por 11 associações diferentes, em bairros urbanos e comunidades rurais. As ações alcançaram localidades como Agrovila Massangano, Baraúna, Terra Nova, João de Deus, Loteamento Recife, Icó de Né Gomes, Rajada, Cohab VI, Vila Eulália e N9, ampliando a circulação de recursos dentro dos próprios territórios e fortalecendo a economia nos bairros.

Para viabilizar as ações, a AGE repassou R$ 75 mil a 14 associações, garantindo estrutura, organização e autonomia para os eventos. Em Baraúna, comunidade de Rajada, onde foram realizadas três edições da Feira da Agricultura Familiar, o impacto foi direto para os produtores rurais. “As feiras deram oportunidade aos pequenos produtores e agricultores da comunidade e das localidades vizinhas de comercializar seus produtos sem precisar sair de onde vivem. Com o incentivo da Prefeitura e da Agência Municipal de Empreendedorismo, conseguimos montar uma estrutura na associação e fazer as feiras acontecerem, com resultados positivos para todos”, afirma Eva Coelho, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Baraúna.

O reconhecimento também vem das lideranças urbanas. Para Reuva Lustosa, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Loteamento Recife, o programa se destaca pelo alcance social. “Em mais de 40 anos de atuação, nunca tinha visto um programa tão espetacular. Ele vai aos cantinhos da cidade buscar quem produz, quem vende, quem fabrica, e coloca essas pessoas em evidência na própria comunidade. É inclusão social e geração de renda”, destacou. Com números expressivos e aprovação das comunidades, o Meu Bairro Empreendedor se consolida como uma política pública que transforma investimento em oportunidade e desenvolvimento a partir dos bairros.

———–
FONTE: Welington Júnior – Assessor de Comunicação da Agência Municipal de Empreendedorismo
Fotos: Arquivo/ Secom PMP